Frigoríficos, congeladores e combinados eficientes
Frigoríficos, congeladores e combinados eficientes
Frigoríficos, congeladores e combinados eficientes – Os electrodomésticos também fazem parte da decoração de uma casa. E sabemos também a importância, em particular destes electrodomésticos, do frigorífico, arca congeladora ou combinados na preservação e conservação dos alimentos. Ao escolhermos estes electrodomésticos convém termos em conta as características do aparelho e a eficiência energética.
A nível da alimentação abordaremos vários exemplos dos principais equipamentos eficientes e suas características, para uma maior compreensão. Para conservação dos alimentos vou falar dos Frigoríficos, congeladores e combinados. Os principais cuidados na escolha destes electrodomésticos prendem-se primeiramente com a escolha equipamentos de baixo consumo. Ao escolher um frigorífico terá de escolher um que tenha no grupo Classe A+ ou classe A++, que utilizam apenas metade da energia consumida.
Se a sua família for pequena opte por comprar um frigorífico, congelador ou combinado de pequenas dimensões. Compre sempre em função das suas necessidades não vale a pena ter um frigorífico de grandes dimensões, se não vai utilizar o espaço. Volumes de refrigeração superiores implicam consumos de energia mais elevados e para que não haja desperdícios a nível económico tenha atenção à dimensão do frigorífico. O consumo eléctrico dos frigoríficos ou arcas congeladoras são originadas por compressores, que têm como base de funcionamento a utilidade dos electrodomésticos, o tempo que a porta se mantém aberta, a temperatura da cozinha, o nível de temperatura do termóstato…” Por sua vez os combinados podem possuir um ou dois motores que permite que haja uma independência de funcionamento de cada secção. Exposto isto também é possível desligar cada uma das secções independentemente da outra estar em funcionamento”. Alguns cuidados que deverá ter na utilização destes electrodomésticos:
1. Após a aquisição do electrodoméstico deverá escolher um local da cozinha frio, que esteja afastado de qualquer fonte de calor.
2. Deverá limpar frequentemente o pó que se acumula no condensador (na parte de trás do frigorifico)
3. Deve descongelar o frigorífico sempre que acumule uma camada de gelo de 5mm. O gelo acumulado influencia a uma prejudicial transferência de calor, elevando o consumo de energia eléctrica
4. Deve ter com regularidade especial atenção à estanquicidade das portas do frigorífico, podendo recorrer à substituição das borrachas se necessário
5. O termóstato do frigorífico deve ser ajustado em função das necessidades e da época do ano.
6. Deverá abrir as portas o máximo possível por pouco tempo, pois influência o desempenho energético do frigorífico.
Read More